10.8.09

Coolhunter do passado

“Não há passado que seja permitido ter-se saudade. Existe o eternamente novo, que nasce de elementos permanentes do passado; e o verdadeiro saudosismo deve ser produtivo, deve criar sempre alguma coisa de nova e melhor." Goethe

Aloísio Magalhães cita essa frase e acrescenta: “O novo é apenas uma forma transformada do passado, enriquecida na continuidade do processo, ou novamente revelada, de um repertório latente.”

Acredito que o processo criativo é um passeio constante entre a tradição e o novo. Um dia desses li no Twitter "Todo designer tem um pouco de Coolhunter" — uma pessoa que vive pesquisando tendências. E ao mesmo tempo, todo designer também é uma espécie arqueólogo da cultura material. A maioria vive cercado de papéis, fotos, imagens digitais e objetos – são colecionadores de antiguidades. Esse repertório histórico e atual é fundamental para alimentar o processo criativo, sem ele, secamos.

Quero colocar alguns exemplos do próprio trabalho do Aloísio, onde encontrei, de forma nítida essa visita ao passado conectada com o presente.

A primeira delas é o símbolo do 4º Centenário do Rio de Janeiro, de 1964, um resgate da cruz de malta portuguesa e uma apropriação da bandeira nacional. Apesar da carga tradicional desse símbolo, ele está completamente afinado com a produção artística de sua época.














Outro tanto tradicional quanto contemporâneo foi o símbolo do Banco Boavista.



















O projeto das notas de cruzeiro de 1966, uma mistura do clássico com a experimentação nos processos de impressão para diminuir o risco de falsificação.























E por fim, um projeto que achei fantástico: o símbolo do Banco Central. Desenhado a partir da arquitetura da sede do banco em Brasília, ele é uma espécie de vista de topo do prédio, que por sua vez, foi construído a partir do desenho de uma moeda circulante no Brasil durante o reinado de D. João V, o dobrão.


























É isso! Quando a coisa aperta no trabalho acabo fugindo do blog, mas é bom estar de volta!

Um comentário:

  1. Adorei a do BC. Não sabia do detalhe. Mais um casamento de Arquitetura e Design. =)

    ResponderExcluir