29.6.10

World Press Photo 2010

Sábado passado fui a uma exposição de fotos, infelizmente era o último final de semana e não posso recomendá-los uma visita, mas todas as fotografias estão no site do prêmio e vale uma olhada acurada.

Destaco minhas favoritas, começando por esse ensaio da holandesa Annie van Gemert, de pré-adolescentes e adolescentes, investigando a androginia dessa faixa etária. A foto abaixo é de uma menina ou de um menino?


O segundo destaque é essa foto deliciosa de se ver, do fotógrafo malinês Malick Sidibé. Gostei tanto do trabalho que fiz um post no blog Imagem, Papel e Fúria com diversas fotografias dele (veja aqui).


Outra que me encantou foi essa, da agência JR. Um registro no Quênia de um trem adornado com olhos femininos (parte de um projeto artístico que questiona o papel feminino na sociedade queniana) passando pela periferia de Nairóbi, capital do país.



E por último minha foto preferida, de Joe Petersburguer, flagrando a pesca de um martim-pescador. Gosto da distorção que a água dá à imagem e do céu retratado por debaixo da água.




________________

Acrescentando as fotos citadas pela Nívea


Kent Klich


Meiko Herrmann


Tommaso Ausili 

 

Essas do matadouro são repulsivas pra mim. Peguei a menos pior...


Craig Golding (olimpíadas de velhinhos)


Francesco Giusti (Sociedade de Pessoas Elegantes do Congo)


Um comentário:

  1. Os meus prediletos foram o bombardeio de Gaza por Kent Klich e por Meiko Herrmann. O matadouro por Tommaso Ausili também é bom, por tratar de algo terrível de uma forma menos repulsiva que as fotos de guerra, que nem olhamos direito.
    Boas questões são o trem de Nairobi, Kenya (por JR), a olimpíadas de velhinhos (por Craig Golding) e a Sociedade de Pessoas Elegantes (Société des Ambianceurs et des Personnes Élégantes - SAPE) do Congo (por Francesco Giusti).

    ResponderExcluir