23.7.10

Funcionalismo e boa forma


Escrivaninha de Marcel Breuer




Funcionalismo no design: ideologia predominante no design europeu do início do século XX, que visava construir objetos cuja forma fossem essenciais, baseados apenas em sua função objetiva. Defendia que o menos é mais e tinha como mote a máxima proferida pelo arquiteto Louis Sullivan "A forma segue a função", uma redução do seguinte trecho publicado em artigo:

"Esta é a lei que está impregnada em todas as coisas orgânicas e inorgânicas, físicas ou metafísicas, humanas ou supra-humanas, de todas as manifestações da cabeça, do coração, da alma, onde a vida é reconhecida em sua expressão, que a forma sempre segue a função. Esta é a lei." tradução livre do original «The tall office building artistically considered»




Luminária de Gerrit Rietveld, cujo esquema construtivo pode ser encontrado nesse link





Gestalt: escola da psicologia que estudou e sistematizou a percepção humana da forma. Para eles a "boa forma" seria aquela que favorecesse a compreensão ou a leitura visual do objeto.






Logotipos de Alexandre Wollner, utilizando conceitos básicos da Gestalt





Boa Forma no design: ideal formal do design funcionalista. Abarca o ideário da escola funcional e apoia-se nos princípios da percepção humana, estudados pela Gestalt, para tornar o produto agradável e apreensível a qualquer indivíduo, em qualquer contexto cultural.






Cadeira de três pés de Max Bill








Referências:



Texto da revista Veredas FAVIP de André Lacroce, "Funcionalismo no design brasileiro nas décadas de 1950/60"
Livro "Gestalt do Objeto" de João Gomes Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário