17.8.10

Marcos Marques

Há tempos gosto de visitar blogues onde os designers e diretores de arte compartilham seus processos criativos. Descobrir o blogue Faz Caber da revista Época foi um oásis, pois não conhecia nenhuma editoria de arte brasileira que se aventurasse pela internet.


Entre muitas coisas interessantes que são compartilhadas, como o processo dos excelentes infográficos publicados por eles, destaco os textos do diretor de arte Marcos Marques, pela honestidade com que são escritos.


O primeiro texto que me chamou atenção foi o da ótima capa labirinto, onde ele mostra como surgiu a ideia e que referências utilizou. Leia aqui>>










Mais recentemente, senti outra atração pelo texto em que o Marcos começa mostrando uma capa da Time, usada como referência para a capa mostrada abaixo. >>













E semana passada ele se superou (link), partindo do briefing que o editor de redação passou, seguindo para as referências e terminando no excelente trabalho do ilustrador Sattu (outro profissional em destaque nessa redação). O processo completo exposto de forma humilde e sincera, sem estrelismo nem genialidade. É a postura dele que admiro.















O último destaque, foi uma colaboração entre os leitores do blogue e o diretor de arte. Sem entrar na questão da validade desse tipo de iniciativa, o Marcos soube tirar proveito da sugestão enviada e achei a capa excelente.








Então, essa é a capa dele que mais admiro








Acho que a fórmula deu certo...










E a comentadíssima coincidência entre Época e Veja













Para finalizar, capas não publicadas que nós gostamos






3 comentários:

  1. Ei Cintia, vi seu post e lembrei de um outro blog que mostra os bastidores (e, principalmente, referências) de uma editoria de arte, o "Mesa de Luz"
    http://manequim.abril.com.br/blogs/mesa-de-luz/
    da equipe da revista Manequim. Espero que curta ;)

    ResponderExcluir
  2. Grata pela dica, não conhecia. Pena que elas falam mais das referências que do próprio trabalho da redação.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cinthia.... Estou procurando o Marcos vc sabe onde se encontra atualmente?

    ResponderExcluir