20.8.10

Quando o digital influencia o impresso

Recentemente Jeremy Leslie chamou atenção para layouts de revistas impressas que estão se apropriando de linguagens típicas do universo digital. A primeira observação foi feita em relação à revista 200% que, ao invés da tradicional numeração de páginas, adota o percentual de 1 a 200% do conteúdo da revista. E um ícone de bateria sendo carregada acompanha o percentual.







Outro artifício usado na mesma publicação foi uma espécie de barra de rolagem, que indica ao leitor o quanto da matéria ele teria lido até determinada página.












A Wired, que já possui um aplicativo para o iPad, também usou uma marcação de itens que dá a impressão de que um menu pop-up aparecerá se tocarmos a seta ou o número.





Observações e fotos tiradas do blogue Magculture


Aqui no Brasil observei essa influência no caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo. A capa traz as chamadas como se fossem um menu interativo, indicando a que matéria a ilustração se refere através de um destaque, como se alguém tivesse selecionado aquele item do "menu".













Outro detalhe que também faz referência ao universo digital é a forma encontrada para valorizar os créditos da matéria e da ilustração: uma seta que dá sensação de haver um link para uma outra página, para uma informação a mais.








Será que existem outros exemplos? Estou procurando...








Atualizações 25.08.2010



Todas as referências possíveis




A Criativa também utiliza o sinal [+] como se fosse um link

Na Yeah baby o "inside" vem acompanhado de um sinal [>] parecendo um link para entrar na revista

As chamadas do topo da página da Bloomberg também parecem uma alusão aos links e menus da internet.

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