Uma das leituras que podemos ter de Cisne Negro está relacionada ao processo criativo, à superação da técnica, dos bloqueios e crenças pessoais, a descida ao caos obscuro do ser para expressar algo que afete profundamente os outros. É natural que um filme virtuoso como este inspire diversos artistas, e óbvio que a perfeição, perseguida pela protagonista, esteja presente em todo seu processo de produção. Prova disso são os diversos cartazes de divulgação: quatro mais comerciais, com fotos dos personagens, e outros quatro para o deleite dos aficcionados por artes gráficas.
Os comerciais
Os gráficos
Este é o meu favorito! |
Uma comparação que faço é em relação à paleta de cores. Nos cartazes comerciais há a predominância do preto em alusão ao lado obscuro do ser, aquele que nunca gostamos de assumir, por isso as imagens são mais suaves e atraem pelo deslumbre do balé. Já os cartazes gráficos usam e abusam da obscuridade do preto e a pulsação emotiva do vermelho, acho que são atrativos às pessoas que estão mais habituadas a visitar o lado negro.
Também me chamou atenção a capa da revista mexicana TOPCinema, com uma arte belíssima que tem tudo a ver com o filme.
Conheça a revista gratuita nesse link.
E não poderia deixar de incluir a beleza natural que inspirou esses trabalhos.
Lindos!
ResponderExcluiradorei os 2 últimos comerciais também.
Cotrim, o meu cartaz comercial favorito é o segundo: exuberante e imponente como um cisne negro ;D
ResponderExcluirGostei mais do primeiro pela elegância e sutileza - a rachadura não é a primeira coisa que se vê no cartaz. Além disso, este cartaz vem em duas versões, esta que você mostrou e uma outra em que Black Swann é escrito invertido (como em um espelho).
ResponderExcluirRob, esse que você gostou, foi o que eu menos gostei. Pra mim ele é só o bonito rosto da Natalie e o efeito de casca de ovo quebrado não condiz com o filme... a relação é muito distante. O título invertido é bacana.
ResponderExcluir