12.4.11

A pressa é amiga da cópia

Pra mim é difícil acreditar que um profissional de criação queira copiar o outro. O caminho natural do trabalho é sair do comum para destacar-se. No entanto, existem alguns fatores que favorecem a cópia. A pressa é um deles. Sei que a maioria dos trabalhos são feitos na correria. Sei também que a maioria dos profissionais criativos se gabam por trabalharem em prazos curtíssimos e por serem fortes o suficiente para aguentar a pressão contra o tempo. Mas quando não se pode pensar e pesquisar com calma, estamos vulneráveis. Nos apegamos às primeiras ideias e não conferimos se elas são originais ou lembranças remotas do que vimos. Além de serem as mais óbvias e passíveis de repetição.

Pelo menos essa é a minha experiência. Em maio do ano passado, visitado o nascapas, fiquei chocada ao descobrir não uma, mas duas capas parecidas com a que eu havia feito dois meses antes.


Época (7/09/2009)








The Economist (08/05/2010)








E entre elas Conjuntura Econômica (março 2010)





Como aconteceu com a The Economist, não sei. Mas a Conjuntura Econômica foi por pressa. Tive que resolver a capa em um dia e achei que estava ótimo! Dois meses depois, passada a surpresa inicial, tive que admitir pra mim mesma que eu havia visto e gostado da capa da Época em setembro do ano anteriro, mas a imagem dela ficou guardada em algum lugar no meu inconsciente, de forma que quando fiz uma capa com o mesmo assunto, não me lembrei que essa imagem já havia sido publicada.

Portanto, a pressa passa, a cópia fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário