8.2.12

Unciais

O interessante de estudar a história do livro é ver como tudo evolui junto: escrita, caligrafia, materiais e formatos. Alguns detalhes, tão comuns em nosso dia-a-dia, foram  revolucionários e se desenvolveram ao longo de anos. Na escrita, por exemplo, no início da era cristã não havia separação entre as palavras, nem pontuação ou diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. É nesse contexto de monges escribas, cálamos e pergaminhos que a caligrafia uncial se estabelece e sobrevive por séculos.

Clique  na imagem para ampliar

As unciais surgem com o uso do pergaminho, mais liso que o papiro, permitindo rapidez ao calígrafo na medida em que ele não precisa tirar a pena do suporte para grafar alguns caracteres. As letras tornam-se mais contínuas e arredondadas. Abaixo uma comparação entre capitalis (primeira linha) e uncialis (segunda linha) perfeito para observar essas mudanças.

Clique  na imagem para ampliar

Um dos mais antigos exemplares da bíblia que ainda pode ser visto no museu do Vaticano, o Códex Vaticanus, foi escrito em unciais gregas e nos dá uma noção de como eram os escritos do século IV.

 Clique  nas imagens para ampliar 

 


No século IX as unciais latinas ainda eram usadas, como pode ser visto nesse exemplar do Novo Testamento, escrito em ouro e ricamente ornado.

Clique  na imagem para ampliar

Os principais tipos digitais unciais são:


Libra











Omnia (minha favorita)




________________
Principais referências:
Tipografos.net
Cadernos de Tipografia e Design Nº 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário