25.4.09

Refazendo o post anterior

Depois que postei o último texto, não gostei dele. Estava frio, apenas uma referência. Minha intenção com este blog é que seja pessoal, humano, que tenha minha opinião e sentimento. Passei muitas horas pesquisando no site da SPD, selecinonei 272 imagens de 53 revistas diferentes, quis selecionar os mais importantes pra mim. Foquei na revista que mais ganhou prêmios, mas qual foi o critério de triagem entre os 58 layouts que salvei da The New York Times Magazine? Sentí-me tímida, e estou me desafiando a reescrever o post. Pra isso estou focando um pouco mais, falarei só das capas.


Esta primeira capa me impressionou pela perfeição. A modelo, a maquiagem, a luz, a inclinação do rosto... o clique perfeito do fotógrafo. No alto à esquerda apenas o símbolo da publicação. Embaixo à esquerda apenas duas palavras – French Kiss – arrematam o layout. Representação perfeita dos padrões estéticos.

A segunda é o oposto, além da maquiagem e da luz não serem convencionais, o rosto perfeito da modelo é deformado e a frase “Art and soul” encerra o assunto.



Capas pretas não são bem aceitas, mas essa prova que com cuidado tudo é possível. A foto é sensacional, com todos os tons cinzas e luzes de um cabelo grisálio. O desenho do perfil feminino em suave contraste com o fundo cinza, cria uma atmosfera intrigante. A tipografia delicada e colorida foi o que me atraiu nessa capa, achei muito bem resolvido e leve. Apesar do tema sombrio e da grande quantidade de chamadas, nada pesa.

A foto da escada me atraiu pela beleza, depois me perguntei: o que esta escada está fazendo aí? E por fim, li a chamada. Tudo explicado: Katrina. Uma foto bonita para um tema trágico e logo um mal estar toma conta do leitor.



Por fim, duas capas inventivas. Uma coloca os seres humanos em placas de petri, como se fossem bactérias encubadas em laboratório, e gera a dúvida: podemos confiar na ciência? A segunda é irreverente ao aprepresentar um jogador de golf visto por outro ângulo.

Todas essas observações me fazem pensar sobre a forma como as pessoas se aproximam de uma capa exposta.

Um comentário:

  1. Amei seu blog, super profissa e achei bem didática suas impressões das revistas. Amo design editorial e achar seu blog me fez acreditar que ainda tem muito fôlego pra essa área. Obrigadona! E continue, vc manda muito bem.
    Beijo

    ResponderExcluir