17.6.09

Acabamentos Gráficos

Piauí com Hot Stamping, porque no Natal tudo brilha em vermelho, rs rs

Audi magazine com verniz localizado no logotipo e hot stamping dourado sobre chapado em pantone prata: tarja do título, imagem do centro e chamada. Possivelmente, laminação brilho.




Semana passada fiz uma visita à empresa de acabamentos gráficos H&D finishing. Como se diz nessa empresa, apesar dos clientes deles serem as gráficas, quem cria precisar ter conhecimento e consciência sobre o processo. Assim se evita problemas e conseguem-se trabalhos de qualidade. Por isso eles estão sempre abertos para mostrar o que fazem.

Há muito tempo eu não fazia uma visita técnica, e percebi o quanto faz falta. Estar ciente dos limites e possibilidades de cada técnica, saber qual o melhor procedimento para o fechamento do arquivo, que materiais podem ser usados, olhar trabalhos já executados, enfim, manter o diálogo com quem faz. Numa breve conversa pude aprender bastante e alguns pontos foram marcantes.

Relevância, é importante pensar que um acabamento gráfico deve valorizar o impresso, portanto, moderação e inteligência são fundamentais. Vi trabalhos onde o verniz se confundia com a imagem do fundo e nada sobressaía. Alguns tinham tantos acabamentos que um ofuscava o outro.

Conceito, esse é outro fator importante – parece redundante dizer isso para designers, mas não é. Vi uns trabalhos lindos, onde o acabamento usado reforçava a imagem, o texto, a mensagem.

Na era digital em que vivemos, o impresso deixou de ser mero arquivo e disseminador de informações, essa função está sendo passada para o universo virtual. Agora é o momento de explorar outras qualidades desse material. Texturas, relevos, cheiros, movimentos e tudo mais que seja próprio do papel deve usado, porque essas são experiências que não encontramos em pixels.

Por fim, fiz algumas anotações e compartilho:

Relevo
Usando um clichê, podemos fazer relevos com variações de até quatro alturas.
Assim é possível ter desenhos complexos e texturas, dando um aspecto tridimensional ao trabalho. Para este processo é aconselhável um papel com gramatura superior a 200g.

Hot Stamping
Existem vários tipos de películas para este acabamento: metalizadas, holográficas, raspadinha e em cores diversas.

Offset UV
Ao invés da tinta, usa-se o verniz fosco ou brilho, imprimindo no material um chapado total. Serve principalmente para proteger o trabalho.

Serigrafia UV
Utilizado para localizar o verniz.
O papel sem cobertura exige uma quantidade maior de veniz e, consequentemete, uma trama maior para a matriz serigráfica.

Vernizes
Existem vários tipos: fosco, brilho, texturizado, perolado e todos são incolor. Eles aceitam aditivos como a purpurina e o aroma. A cor é sempre impressa.

Ultra Violeta
Todos os processos com veniz passam pela luz UV no final da impressão para fixação.

Laminação
Fosca, brilho e prata.
O processo é feito por pressão e calor, podendo ser separado para reciclagem do papel, diferente da plastificação. A laminação em filme prata precisa de uma impressão com tinta branca para receber algum detalhe ou texto em offset, que se deseje manter o fundo branco.

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