19.6.09

Mais sobre acabamentos

Essa semana, encontrei uma abcDesign antiga em casa, com uma capa que eu adoro e que exemplifica bem a questão do acabamento especial usado com inteligência, reforçando a mensagem da imagem.





Defendendo a idéia de que design é algo que está no sangue, a capa traz uma bolsa de sangue que salta do papel com um relevo e veniz localizado, dando a sensação do objeto plático que a bolsa é. Linda, chego a ver meu sangue escorrendo por ali.

Há duas semanas vi a capa da edição de junho da Computer Arts inglesa, outro bom exemplo com aplicação de acabamentos especiais. Dessa vez, dobraduras que abrem janelas para formar a palavra "Birth". O editor, no site da revista, diz que o trabalho chama a atenção do leitor e o convida a interagir com a publicação. Acho interessante quebrar um pouco a idéia de que interação é uma característica quase que exclusiva do universo digital. Há interatividade nos impressos, basta saber usar a mídia. Interessante notar que essa é uma revista sobre arte digital, logo interativa, mesmo quando impressa. Mais uma vez, conceito e acabamentos andam juntos.

















Fotos tiradas do blog do Jeremy Leslie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário