20.7.09

Mr Magazine vai à praia


















Samir Husni é “Mr. Magazine”, o diretor do Magazine Innovation Center na Universidade do Mississippi. Sempre que posso, visito seu blog que tem textos consistentes. E também o sigo no Twitter. Sexta-feira passada ele escreveu um texto que contempla boa parte do que penso.

O expert em mídia impressa revela que está de férias numa praia distante, sem nenhum brinquedinho eletrônico. Feliz, ele observa as pessoas com seus jornais, revistas e livros impressos (all ink on paper). Abre o jornal e logo na capa vê uma chamada sobre o Super-Homem, que incita o leitor a buscar uma tirinha no site do jornal. Nas páginas internas ele reencontra o super-herói e outra chamada para a web. Então, conclui que o impresso não está morrendo, está sendo assassinado.

“The folks behind some of our papers and magazines are in the process of committing suicide. Print is not dying, it is being killed.”

Mr. Magazine diz que os editores estão particionando a experiência do leitor. A informação é fracionada entre os meios. Se você tiver apenas uma das mídias, no caso dele um impresso, não é permitido usufruir o conteúdo completo. Em sua opinião, impresso e digital são meios que possuem diferentes qualidades e devem ser completamente exploradas em suas particularidades. Mas uma não deve diminuir a outra. Ou seja, a informação impressa deve ser completa e apenas ampliada com as experiências que só o meio digital pode oferecer. No caso do anúncio do Super-Homem, a tirinha poderia ser impressa no papel, enquanto que vídeos seriam conteúdos exclusivos do jornal online. Assim, ele afirma que “as pessoas estão se afastando dos impressos porque os impressos estão se afastando delas”.

“When reading a newspaper or a magazine is no longer a complete experience (no matter what type of experience it is going to be) and you have to go other places to finish the experience, there lies the heart of the problem. I do not mind the papers and the magazines advertising their websites and telling me what they have to offer me on the website, but do not take it away from the printed experience. The web is a complete different experience, and each medium on its own should fulfill that experience.”

“feel free to read the paper, go to the web, listen to the radio, watch television and check you mobile feed. However, keep in mind that each and everyone of the aforementioned experiences should be sufficient on its own.”


Isso é um pouco do meu pensamento também, que não será o digital que vai matar o impresso, pois são experiências distintas. Cada meio deve buscar suas particularidades. Acredito que os caminhos de agora podem até levar muitos impressos para o buraco, mas alguns permanecerão e outros vão surgir.

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