23.7.09

Sinalização em revistas

Issues New Magazine Design #7

Sendo a leitura de uma revista um processo não-linear, cabe ao designer marcar bem cada seção, para que o leitor faça suas escolhas e leia a revista da forma que lhe interessa. Isso funciona como um sistema onde o designer mostra qual a localização das coisas, já que essa disposição deve ser dinâmica. A cada novo exemplar tudo muda, mas a sinalização deve permanecer. Isso me lembra um trecho da matéria da abcDesign sobre o Estudio Diseño Shakespeare, quando se referia a sistemas de sinalização:

“Para que o processo cognitivo, de compreensão das informações desta rede seja eficiente, a previsibilidade é um fator essencial. Em um sistema onde o indivíduo deve fazer a sua escolha, as informações de localização, as mensagens verbais, pictográficas e cromáticas devem ser rapidamente subentendidas pelo usuário.”

Assim, posso abrir uma Bravo! por ano e não terei problemas em me encontrar. Sei que ela está dividida por manifestações artísticas, cada uma dessas seções possui uma cor e um quadro geral com o que está acontecendo naquele setor específico. Apesar da revista dispensar duas páginas para o sumário da edição, o leitor não precisa dele para navegar. Abaixo, a revista em três anos distintos: 2001, 2004 e 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário