29.3.10

O luxo, os livros e a leitura (2)





Sim, esta belezinha é uma livraria paulista, num estado onde cerca de 18% dos habitantes com mais de 15 anos são analfabetos funcionais (fonte). Num país onde 24% das compras de livros são feitas pelo governo federal e 50% dos livros vendidos são didáticos, ou seja, de leitura obrigatória (veja aqui). E se quiser continuar lendo sobre o assunto dê uma espiada nesse blog.


Nada contra a livraria, amo essas lojas maravilhosas, costumo passear nelas e já estou agendando uma visita a esta, na minha próxima ida à São Paulo. A arquitetura é deslumbrante e a variedade de livros deve ser enorme.



Mas ver essas fotos me fez lembrar da maior parte da população que não pode caminhar nem pela calçada dela. E isso me entristece. Eu deveria ficar feliz com esse trabalho magnífico, mas não quero ser indiferente, apesar de ter que ficar cega para muita coisa, ainda me dou o direito de me indignar com a falta de dignidade de muitos e o luxo de poucos. Desculpem-me pelo desabafo.



Retirei as fotos do site francês Fubiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário