29.4.10

Quando entendermos esse gráfico, nós teremos ganho a guerra.







Para esclarecer a estratégia do exército americano no Afeganistão, o general McChrystal apresentou um eslaide feito no Power Point. O diagrama era tão confuso que obrigou o general a fazer a piadinha que intitula este post. No entanto, o fluxograma ilustra o caos das ações estadunidense em território afegão, abalando a credibilidade das forças armadas. Tanto que o New York Times estampou essa questão na primeira página do dia 27 de abril. Na matéria, outro comandante da marinha diz que o Power Point transforma eles em estúpidos. Alguns generais defendem as apresentações de estratégias militares sem os eslaides.






Isso tudo me remeteu a outro caso que aconteceu no Brasil, ano passado, quando a Marinha Brasileira deu uma coletiva sobre as ações de buscas de sobreviventes do vôo 477 da Air France. A apresentação do Power Point estava em Comic Sans. Sem satanizar a tipografia, podemos afirmar com segurança que a escolha foi inadequada e vexatória.






Um comentário:

  1. seu blog e lindo! estou fazendo o meu e estou quebrando a cabeca, minha amiga... (essas coisas de tecnologia...) vc podia ter colocado o convite do bazer aqui, ta tao bonito...
    xeru!

    ResponderExcluir