8.3.09

Dia Internacional da Mulher

Hoje passei boa parte do meu dia fazendo uma pesquisa visual de capas de revistas femininas editadas no Brasil. O que vi dá pra pensar em muitas coisas. Classifiquei elas em duas categorias: na primeira estão as revistas que ditam padrões estéticos e comportamentais; e na segunda, aquelas que ensinam como se enquadrar nesses padrões. Olhá-las todas juntas, empacotadas, com seus conteúdos similares, é um bom exercício de reflexão para esse dia de luta feminina. É essa mulher que gostaríamos de ser? Esse é o papel social que pretendemos ter? Assim somos ou assim nos fazem?

Muitas interrogações, um link sobre revistas femininas e um outro sobre o dia 08 de março. Além das capas, claro.















Um comentário:

  1. Cintia,acho que vc traz em suas palavras um novo olhar da realidade óbvia, ou seja, sabemos que estas mulheres das capas não são reais (já tivemos a oportunidade de vê-las sem a equipe de maquiadores e figurinistas quando passeiam em um sábado de manhã; sem todos aqueles cremes e pinturas que as deixam mascaradas mas nos enganamos quando as buscamos em nós pois somos bombardeadas por esta ditadura estética o tempo todo!
    Quando vc questiona por exemplo: "É essa mulher que gostaríamos de ser? Esse é o papel social que pretendemos ter? Assim somos ou assim nos fazem?" Isso me provoca, me faz refletir, buscar as respostas e não me render às imposições.
    Me conforta saber que existem mulheres como você que se inquieta diante desta realidade imposta.
    Há duas frases que do meu ponto de vista reforçam seus questionamentos. A primeira frase é da Clarice Lispector quando diz: "Eu não: quero uma realidade inventada" e a outra copiei há anos atrás mas infelizmente desconheço o autor. Diz assim: "...enquanto a mulher não despedaçar os grilhões da escravidão sexual, aos quais foi sempre submetida, o mundo não obterá um vislumbre do que ela realmente é e do lugar que lhe está reservado na economia da natureza".

    Peço que continue trazendo estes questionamentos. Seria tão bom se estas "mulheres da capa" lessem o que vc escreve...

    Um forte abraço.
    Deborah

    ResponderExcluir