2.9.09

Compaixão




A Companhia das letras é uma editora que eu respeito, tanto pela qualidade das publicações quanto pelo cuidado com a apresentação gráfica dos livros. Dos últimos lançamentos, o que mais me emocionou foi a capa de Compaixão, executada pelo Máquina Estúdio do consagrado Kiko Farkas. Toni Morrison tem sete livros publicados pela mesma editora, mas essa é a capa mais bonita, a que te conta mais histórias, que instiga a curiosidade de saber que mulher é esta. O que suas roupas e sapatos revelam dela? Enfim, há toda uma poética em torno da fotografia, que dialoga com o título do livro.


Amada é a obra-prima da autora norte-americana, ganhadora do Nobel de Literatura em 1993. No site da editora há um trecho do prefácio deste livro que eu achei lindíssmo, pelo visto, Toni Morrison tem uma escrita que encanta:



"Voltei para casa e examinei essa apreensão, esse pânico mesmo. Sabia como era o medo; aquilo era diferente. Então me veio como uma bofetada: eu estava feliz, livre, de um jeito que nunca havia estado, jamais. Era a sensação mais estranha. Não êxtase, não satisfação, não um excesso de prazer ou realização. Era um deleite mais puro, uma insidiosa expectativa com certeza. Entra em cena Amada. Acho agora que foi o choque de liberação que levou minhas idéias para o que poderia significar ser "livre" para as mulheres."








Também gosto das capas da série Companhia de Bolso, essa é uma delas!

Como se vê, eu compro livro pela capa, milhares de pessoas compram. Não somente por ela, obviamente. Assim como nos relacionamentos, um bom conteúdo pode garantir a fidelização, mas num mundo com tantas ofertas, encantar à primeira vista é fundamental para garantir o primeiro contato. Nada de novo, mas ainda existem pessoas desprezam a estética...

Um comentário: